“Poxa, hoje o dia não rendeu nada”… essa frase soa familiar pra vc?

A pequena lista abaixo contém as 5 melhores sacadas para ter a PRODUTIVIDADE NO TALO e consequentemente conquistar aquela sensação gostosa de dever cumprido no final do dia.

Todas são bastante simples e podem ser colocadas em prática ainda hoje… só depende de você

1. Dormir o suficiente deve ser prioridade máxima

Produtividade e dormir bemPlaneje a hora de dormir e comece a desacelerar com pelo menos 45 minutos de antecedência. 98% dos seres humanos precisam de pelo menos 7-8 horas de sono por noite para se sentirem completamente descansados. Somente uma fração de nós consegue dormir essa quantia regularmente, em parte porque nós compramos o mito de que sacrificar uma hora ou duas de sono por noite nos dá uma hora a mais de produtividade. Na verdade, mesmo pequenas quantidades de privação de sono custam caro a nossa capacidade cognitiva, nossa habilidade de pensar criativamente, nossa resiliência emocional, da qualidade do nosso trabalho e até mesmo da velocidade com que o fazemos.

2. Crie uma lista de tarefas

Uma que inclua tudo o que você quer ou precisa fazer, dentro e fora do trabalho — e eu me refiro a todas as coisas, inclusive qualquer problema não resolvido que mereça maior reflexão. Escrever tudo ajuda a tirar essas coisas da sua cabeça, liberando espaço para focar completamente no que mais importa naquele momento.

Aprenda a criar listas de tarefas realmente eficazes em nosso treinamento Fluindo no ZTD.

3. Faça as coisas mais importantes primeiro

Siga essa orientação quando você chegar ao trabalho todas as manhãs, que é quando você tem maior probabilidade de ter maior energia e menos distrações. Decida na noite anterior quais atividades mais merecem sua atenção e então foque nisso por não mais de 90 minutos.

Produtividade - primeiro o mais importante

4. Monitore seu humor

Produtividade - monitore o seu humorQuando a demanda começa a exceder sua capacidade, um dos sinais mais comuns é um aumento das emoções negativas. Quanto mais nos movemos em direção ao “fight or flight“, mais reativos e impulsivos nos tornamos, e menos reflexivos e responsivos. A primeira coisa a se perguntar é “por que estou me sentindo assim, e o que posso fazer para me sentir melhor?”. Talvez você esteja com fome, cansado, sobrecarregado ou se sentindo ameaçado de alguma maneira. Perceber isso é o primeiro passo. Você não pode mudar o que não percebe.

5. Tenha um método

Não confie na sua disciplina ou na sua motivação, pois ambas vão falhar cedo ou tarde.

Você precisa adotar um método de produtividade que seja ao mesmo tempo simples e totalmente confiável.

Quer uma sugestão? Conheça nosso treinamento Fluindo no ZTD.

E você, tem alguma dica ou troque para aumentar a produtividade pessoal? Compartilhe conosco nos comentários.


Marco Aurélio
Marco Aurélio

Empresário, publicitário e professor que gosta de falar sobre comportamento, empreendedorismo e alta performance.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.