Ouvir música enquanto trabalho ou estudo. É furada?

Sempre me perguntei se era o bom ou ruim ouvir música enquanto crio, escrevo ou estudo. Li diversos materiais sobre o assunto – todos pouco conclusivos – e cheguei à conclusão de que existem algumas variáveis que podem tanto fazer a música atrapalhar quanto ajudar. São elas:

    • Tipo da atividade: algumas atividades precisam de muita concentração, por exemplo: escrever um artigo, analisar dados, fazer cálculos… Em outras a concentração não é tão “profunda”: formatar um relatório, desenhar, fazer um backup, etc.

Ouvir música enquanto trabalha ou estuda é ruim?

  • Barulhos externos: o exemplo que mais se encaixa aqui é o de estudar no ônibus. Você prefere ficar com uma música de fundo ou com carros buzinando, gente gritando, crianças chorando? O caos.
  • Estilo musical: mesmo como amante do bom rock tenho que admitir que esse estilo geralmente não é a melhor trilha sonora para trabalhar ou estudar – assim como rap, música eletrônica, forro, etc… O ideal é evitar músicas muito “agitadas” que ficam batendo em nossa cabeça como martelo e nos deixam agitados. Além do mais, músicas cantadas também atrapalham na concentração, por que sem se dar conta estará prestando atenção a letra ao invés de se concentrar no que deve ser feito… se bobear até vai cantar junto.
  • Cada pessoa é um mundo: cada um tem níveis de concentração e relaxamento distintos. A autoanálise é a melhor ferramenta para decidirmos se é ou não ideal ouvir música enquanto realizamos alguma atividade que exige concentração.

Ok, ok… tudo isso é muito bonito e relevante, eu sei! Porém não resolve o seu problema, que é apaixonado por música e não quer abrir mão do hábito de ouvir aquele sonzinho enquanto trabalha ou estuda. Que tal montarmos nossa própria playlist de músicas ou bandas favoritas para cada momento? Abaixo listei minhas favoritas, espero que você contribua também deixando a sua nos comentários.

Momentos de concentração extrema

  • Chopin, Mozart, Bach, Vivaldi – música clássica
  • John Coltrane, Illinois Jacquet – jazz clássico
  • Vitamin String Quartet – músicas muito bacanas instrumentadas por um quarteto de cordas.

Concentração média e alta inspiração

  • Bob Marley
  • Coldplay
  • Los Hermanos
  • Mombojó
  • Kings of Leon

Existe também o site Groove Salada, que promete aumentar sua produtividade através de uma seleção de músicas relaxantes e inspiradoras. Basta acessar o endereço http://somafm.com/play/groovesalad, que irá começar automaticamente o download de um arquivo .PLS, que depois de baixado basta clicar para executar as músicas no seu iTunes ou player de preferência.

Outra dica coletada no fórum do site de David Allen (“inventor” do GTD, escritor do livro A Arte de Fazer Acontecer) é dar preferência para músicas do Barroco, ou outras que tenham em torno de 60 BPM’s (batidas por minuto), pois elas facilitam a concentração e o relaxamento e consequentemente aumentam nossa produtividade pessoal.

Contribua com os leitores do Fluindo compartilhando suas experiências com música no trabalho: deixe seu comentário abaixo.

3 thoughts on “Ouvir música enquanto trabalho ou estudo. É furada?”

  1. Ouvir Músicas Online Grátis disse:

    Muito Bom!!! Obrigado! 😀

  2. Assistir Vídeos Gospel disse:

    .ótimas Dicas!!! Me ajudou muito!! Obrigado!!! 😀

  3. Joseph disse:

    Cara… experimenta o ukulele brow… é foda….

    Escuta ai p´ra ver se o negocio atinge na alma ou não…

    http://www.youtube.com/watch?v=VMJiy3ORx28&feature=plcp

    Abraço

    ps: Legal o site heim?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *