O que é Coaching? É uma moda ou algo que veio para ficar?

É inegável que Coaching é moda entre os executivos e profissionais das mais diversas áreas. Recebo diariamente dezenas de oferta de cursos de Coach, profissionais oferecendo seus serviços, publicidade na internet (inclusive aqui no próprio Fluindo), vídeos no Youtube, etc.

Garanto que você já deve ter feito perguntas como: Que diabos é coaching? Preciso fazer coaching? Preciso de um coach? Como ser um coach? Quem é o coach e quem é o coachee?

Coach em inglês significa Treinador.

Para responder essas dúvidas, vamos iniciar uma série de artigos aqui no Fluindo sobre “esse tal de” Coaching. Pretendemos coletar das mais diversas fontes(web, entrevistas, revistas, livros) o melhor sobre termos como coaching profissional, coaching executivo, coaching financeiro, cursos de coaching, formação de coaching, ferramentas de coaching, técnicas de coaching, etc…

Antes de mais nada, gostaria de salientar que NÃO SOU COACH, portanto, meus artigos não são “propaganda” sobre coaching, e muito menos contém respostas e técnicas definitivas sobre o assunto. Se quiser fazer coaching, procure um profissional habilitado na área.

Para começar, que tal descobrirmos:

O que é Coaching?

Segundo o IBC (Instituto Brasileiro de Coaching):

  • Coaching é um processo que utiliza um mix de técnicas, ferramentas e recursos de diversas ciências, como psicologia, sociologia, neurociência e administração.
  • Coaching é um processo que produz mudanças positivas e duradouras.
  • Coaching pode ser feito de forma individual ou em grupo.
  • Coaching é uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança, de quebrar barreiras de limitação.
  • Coaching é para que as pessoas possam conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançar suas metas

Definições de Coaching segundo a Global Coaching Community:

“Coaching é a parceria entre coach (profissional) e cliente (coachee) onde acontece um processo estimulante e criativo que inspira e maximiza o potencial pessoal e profissional do cliente.”

“Coaching é um processo sistematizado onde um coach acompanha e estimula seu cliente no desenvolvimento de sua performance e alcance de suas metas.”

“Coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano onde se cria um contexto transformacional para o alcance de um estado desejado.”

Coaching X Terapia

Após ler tudo isto, você deve estar se perguntando se coaching é algum tipo de terapia ou aconselhamento. A resposta é NÃO! Segundo o site Sua Mente:

“O aconselhamento e a terapia são remédios para os problemas de uma pessoa. O paciente procura a terapia ou o aconselhamento porque se sente insatisfeito com a sua vida e quer um alívio para seus sintomas físicos e/ou psicológicos. Querem mais se livrar da dor ou desconforto que sentem do que se preparar para atingir objetivos desejados. A terapia e o aconselhamento tentam, muitas vezes, entender o passado e o que deu errado na vida do paciente para melhorá-la no presente. O Coaching concentra-se no presente e no futuro. Um coach pode trabalhar com um cliente que tem uma vida ótima, mas que quer um coach para torná-la ainda melhor.”


Agora que você sabe o que é coaching, e conhece o papel do Coach e do Coachee, consegue responder a pergunta: “preciso de um coach?”. Deixe seus comentários logo abaixo.

No próximo artigo pretendo falar sobre os diferentes tipos de coaching e começar a abordar algumas ferramentas utilizadas pelos Coach.

 

FONTES:

http://www.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/coaching/o-que-e-coaching/

http://site.suamente.com.br/o-que-e-coaching/

2 thoughts on “O que é Coaching? É uma moda ou algo que veio para ficar?”

  1. Pingback: Aprendendo a especificar um objetivo: 1º passo - Ferramentas de Coaching
  2. Trackback: Aprendendo a especificar um objetivo: 1º passo - Ferramentas de Coaching
  3. Pingback: Ferramenta SMART para criação de objetivos: 3º passo - Ferramentas de coaching
  4. Trackback: Ferramenta SMART para criação de objetivos: 3º passo - Ferramentas de coaching

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *