Se tem uma coisa que está ferrando a produtividade de muita gente é o Whatsapp. Basta dar uma olhada nas estatísticas de uso do seu telefone para ver quantas horas por dia está perdendo nele.

Você não vai nunca me ouvir falar para deixar de usar esse tipo de ferramenta, pois isso seria uma loucura e faria você perder mais do que ganhar.

Então já que o Whatsapp é um mal necessário, o segredo é usá-lo da forma mais produtiva possível.

E para fazer isso, o primeiro passo é esquecer o termo “comunicador instantâneo”, que é como são chamados aplicativos tipo Whatsapp, Messenger, Telegram e por aí vai.

Esqueça esse troço de INSTANT NEO!

Não trate o Whatsapp como telefone, onde você tem que responder a pessoa na hora. Se quiser ser produtivo, deve tratar ele como e-mail, abrindo-o somente algumas vezes por dia para colocar as conversas em dia.

Outra dica óbvia – porém que tem muita gente que não segue – é silenciar os grupos! E silenciar todos, ok?

Eu tenho todos silenciado, abro somente para marcá-los como lidos, e geralmente não leio nenhuma mensagem, a não ser que esteja querendo matar tempo.

Quer estar em grupos no Whatsapp e ao mesmo tempo ser produtivo? Abra eles no máximo uma vez ao dia.

Daí você pode me perguntar: “mas não fica chato agir assim? As pessoas não levam a mal? Não vou ficar parecendo esnobe?”

E a verdade – que eu descobri por experiência própria – é que as pessoas se acostumam a não serem respondidas na hora. Você acaba educando as pessoas a sua volta sobre o que realmente é urgente!

Uma última sacada sobre o uso produtivo do Whatsapp são as mensagens que você abre sem querer. Se nunca aconteceu com você, com certeza ainda vai!

O que eu faço é bem simples: não respondo a pessoa na hora e se é algo com deadline (prazo) coloco na minha agenda como lembrete “responder fulano de tal”.

Isso resolveu um problema que eu tinha com um vendedor, que me enviava questões durante o final de semana. Acabava abrindo a conversa por descuido ou curiosidade mesmo e depois esquecia de responder na segunda-feira.

Depois que implantei essa simples rotina o problema foi totalmente resolvido.

E você, tem alguma sacada de produtividade no Whatsapp para compartilhar? Deixe aqui nos comentário.

Se curtiu o vídeo deixe seu like… e não esqueça de se inscrever no canal para receber notificações dos próximos vídeos.

Abração e bora fazer acontecer!


Marco Aurélio
Marco Aurélio

Empresário, publicitário e professor que gosta de falar sobre comportamento, empreendedorismo e alta performance.

Leave a Reply

Your email address will not be published.