Neste artigo começaremos a abordar algumas ferramentas utilizadas por coaches. São ferramentas de coaching muito eficazes, recomendo que mesmo que você não esteja fazendo coaching utiliza-as… com certeza terá grandes resultados. Essas ferramentas foram retiradas do site http://coachingsp.wordpress.com.

Está acompanhando a seção de artigos sobre coaching? Caso tenha maior interesse sobre o assunto, sugiro que leia Existem diferentes tipos de Coaching? e O que é Coaching? É uma moda ou algo que veio para ficar?

Aprendendo a especificar objetivos

A primeira coisa que faremos e que é crucial para todo o andar do processo de coaching é especificação dos objetivos. Vamos aprender como montar um objetivo realizável , afinal, são os objetivos que fazem o individuo se desenvolver pessoal e profissionalmente. A elaboração do objetivo é dividida em 4 passos….

Aprender a especificar um objetivo

O primeiro passo é responder as seguintes questões:

O quê? Definir o que você quer é metade do caminho de se especificar um objetivo. Pode ser algo como: “Quero trocar de trabalho”, “Quero ganhar mais”, “Quero mudar a rotina de minha vida”, “Quero conhecer novas pessoas”, “Quero emagrecer”, “Quero aprender uma nova habilidade”, etc. O importante em se definir o objetivo, é não ser genérico demais. Evite objetivo como “Quero ficar rico”, substituindo por objetivos como: “Quero um emprego melhor, ou um salário melhor”.

Por quê? Respondendo a esta questão, você estará obtendo motivos reais para alcançar o seu objetivo. Quanto mais motivos você encontra para o seu objetivo, mais forte e real ele se torna em sua vida, tornando mais fácil o processo de desenvolvimento de metas para alcança-lo.

Como? Determinar como você pode realizar seu objetivo o leva a percorrer mais um trecho do caminho. É com este questionamento, que iremos determinar se você possui as habilidades e competências necessárias para realizar seu objetivo. O mais interessante nesta etapa, é que não devemos nos preocupar se chegarmos a conclusão de que não temos as habilidades necessárias, pois com o processo do coaching iremos aplicar um maior comprometimento, aprendendo novas habilidades e descobrindo novas competências que antes nem imaginávamos vir a aprender ou possuir. É agora que o coaching começa a se tornar um processo atrativo e funcional.

Quando? – Dar um prazo, determinar uma data ou um acontecimento que possa demonstrar que você conseguiu realizar seu objetivo. Determinar este prazo é a peça importante que fecha o nosso processo de determinar um objetivo. É neste momento que podemos determinar todos os pontos do mesmo e começar a traçar uma linha de trabalho que vai auxiliar todo o processo.

 

Determinando estes passos você terá dado a partida em sua jornada. O segundo passo é a utilização de uma ferramenta chamada CRIE-PE, que tornará seu objetivo mais real e palpável.

Leia também os demais artigos sobre formulação de objetivos profissionais e pessoais:

FONTE: http://coachingsp.wordpress.com


Marco Aurélio
Marco Aurélio

Empresário, publicitário e professor que gosta de falar sobre comportamento, empreendedorismo e alta performance.

Leave a Reply

Your email address will not be published.