Alcance o sucesso saindo de sua zona de conforto

Alcance o sucesso saindo de sua zona de conforto.

Quando você entra em um projeto que exige expertise alem do que possui, você tem duas opções: pode fugir com medo de fracassar ou encará-lo como uma oportunidade de se desafiar e desenvolver novas habilidades.

Você pode superar suas dúvidas concentrando-se em um resultado bem-sucedido, desenvolvendo uma atitude positiva e seguindo um plano estruturado.

Abaixo segue um guia que vai ajudá-lo a assumir qualquer tarefa ou projeto.

Obtenha uma sólida compreensão do que você está tentando alcançar

Defina a meta do projeto e condense-a em um objetivo principal. Isto lhe dará uma idéia sucinta de quais ações terá de tomar para atingir o resultado desejado.

Além disso, faça um inventário dos marcos, pessoas e habilidades necessários para alcançar seu objetivo.

Alcance o sucesso saindo de sua zona de conforto.
Clique para ampliar

As dúvidas acontecem quando nos confrontamos com o desconhecido. Registrar as informações importantes irá mantê-lo confiante e focado.

Foco no “O que” e não no “Como”

As pessoas tumultuam suas mentes dando ênfase exagerada a orçamentos, delegação de tarefas e utilização de complicados programas de gerenciamento de projetos.

Saia da mentalidade do “Como” e se torne um verdadeiro visionários. Sente-se, tome as informações que conseguir de suas anotações e chegue a uma visão mental de onde você quer chegar com o projeto. Visualize o sucesso.

A confiança em suas habilidades será um fruto da certeza de seu sucesso, e não da possibilidade de fracassar.

Confie em sua experiência e talentos

Novas habilidades são adquiríveis que, junto com suas qualidades pessoais, irão fortalecer seus esforços.

As pessoas definem uma grande carreira como o acréscimo constante de fé e responsabilidade dado a um funcionário ao longo dos anos. Consequentemente se desafia um funcionário com tarefas que estão fora de sua zona de conforto, visando testar se estão prontos para serem líderes.

Uma nova geração de executivos e administradores está se tornando “pau-pra-toda-obra” e, ao mesmo tempo, especialista em algumas coisas. Por exemplo, você pode não saber desenhar uma linha reta, porém se seu projeto necessitar disso, pode desenvolver esta habilidade.

Maximize as interações com seu chefe e clientes

A falta de feedback fará crescer seus medos. Na maioria dos casos, você está trabalhando em idéias e produtos que outras pessoas criaram. Use isso a seu favor, e não tente reinventar a roda. Invés disso trabalhe em conjunto com as pessoas que fundaram o projeto: eles são seu público mais crítico.

Desdenhar e ter a mente fechada torna seu trabalho mais difícil. Tire um tempo para analisar o material que você coletou, e volte a questionar seu público crítico com algumas dúvidas específicas que restarem. Isso irá assegurar que você está tomando as decisões certas.

Seja agressivo, porém diplomático a fim de conseguir as respostas de que precisa. Construa cuidadosamente suas perguntas e esteja preparado para lidar com as respostas, mesmo elas não sendo o que você esperava ouvir.

Comprometa-se com seu plano

As pessoas mais criativas vagam de uma idéia para outra. No entanto, elas não se deixam levar pelo caos que isso pode trazer ao longo do caminho.

Seja flexível, porém tente manter o plano original. Sendo fiel a ele, seu trabalho é delegar, administrar e implementar para chegar ao objetivo.

Contribua quando puder e peça ajuda quando não puder.

Se você é uma pessoa criativa, ou seja, que utilize mais o lado direito do cérebro, você pode sentir-se envergonhado em dar seu parecer sobre questões estéticas. No entanto, lembre-se que cada pessoa tem diferentes necessidades em uma equipe.

Uma boa equipe é uma mistura dos melhores talentos de cada integrante, onde toda habilidade que falta para alguém é compensada no projeto por outra pessoa. Seu trabalho é orientá-los, confiar em suas colaborações, compartilhar seu conhecimento e, finalmente, ajudá-los a concretizar suas idéias.

Use a Internet

Tire um tempo para pesquisar o que outros têm feito com projetos similares. Inspire-se com as realizações dos outros, mas não caia na tentação de plagiar.

Tire proveito do que sua empresa tem a oferecer

Requisite ajuda de toda a empresa. Esse tipo de crowd sourcing reduz custos, pois evita terceirização desnecessária, além de também descobrir talentos internos e trazer novas idéias para o empreendimento.

Lembre-se: é natural hesitarmos quando nos deparamos com um projeto enorme. No entanto, você pode superar este desafio tendo em mente seu objetivo, acreditando em suas habilidades, extraindo confiança de sua experiência e mantendo o pé firma em sua caminhada.

Este artigo é uma versão brasileira/tradução do Achieve Success by Stepping out of Your Comfort Zone, de Philip Viana. Retirado do site Lifehack.org


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *