A arte de trabalhar sem estresse

O estresse é um veneno em nossa sociedade.

Seus efeitos negativos são numerosos: enfraquece nosso sistema imunológico, causando doenças; diminui a produtividade pessoal; reduz significativamente a criatividade das pessoas; etc. A cada dia só cresce a lista de efeitos negativos do estresse.

Os problemas causados pelo estresse custam a nossa sociedade anualmente milhões de reais.

Isto significa que a pessoa que conseguir reduzir os níveis de estresse e produzir em alto desempenho terá uma boa vantagem em seu trabalho. Estas pessoas em pouco tempo se tornarão as mais valiosas peças de qualquer organização.

Olhando para o futuro

Para muitos, parece não haver qualquer esperança para o fim do estresse. Empresas e organizações continuam esperando que façamos mais com menos, o que significa que temos que trabalhar mais, produzir mais, e obter melhores resultados.

Se quisermos resolver a situação não podemos somente olhar para o mundo que nos cerca. E sim devemos olhar para dentro de nós mesmos e fazer mudanças.

Quando aprendi a regra 80/20 (Lei de Pareto)

A maioria de nós se enrola em tarefas que não terão impacto significativo em nosso futuro.

Comecei a pensar nisto da seguinte maneira: 20% das atividades que realizamos geram 80% dos resultados que produzimos.

Outra forma de ver isto é quando você tem uma lista de 10 tarefas para realizar. Duas delas trarão maior efeito para seu futuro do que as oito restantes juntas.

No momento que analisei minha agenda de trabalho isto pareceu muito óbvio.

Quando comecei a refletir sobre a regra 80/20, eu trabalhava de gerente de vendas e tinha subordinados a mim cinco vendedores. Minha lista de tarefas era a seguinte:

  • Fazer ligações de vendas.
  • Instruir vendedores.
  • Ir a reuniões com meus chefes.
  • Prepara campanhas de vendas e marketing.
  • Responder e-mails.
  • Elaborar ofertas.
  • Criar cartazes das campanhas.
  • Entre outras coisas sem importância.

Assim que olhei para a lista, percebi que 80% do valor que eu gerava para minha empresa advinha do treinamento dos vendedores e de fazer ligações de vendas. As outras tarefas eram pouco importantes ou fáceis de serem delegadas.

Uma vez que comecei a me concentrar nestas duas tarefas, meus resultados e reputação decolaram… e rapidamente fui promovido.

Como concentrar seus esforços

Alguns anos atrás me ensinaram um ótimo método de diminuição do estresse. Esta dica irá te ajudar a manter suas idéias, demandas e compromissos não dentro de sua cabeça, e sim no papel, que é o lugar onde você poderá voltar e revisar regularmente e ao mesmo tempo não vai esquecer.

Não tendo que manter tudo em sua mente, você poderá revisar sua lista e decidir quais atividades formam sua lista das 20% mais cruciais, e se concentrar única e exclusivamente nestas tarefas, sem se distrair com outras idéias e pensamentos.

1º Passo – O que está tirando suas energias e concentração?

Escreva em forma de lista todos os pensamentos que estão lhe estressando.

2º Passo – Qual seria o final perfeito para essa situação?

Para cada item da lista visualize mentalmente a solução perfeita, e escreva logo abaixo.

3º Passo – Quão importante é que esta tarefa seja concluída?

Respondendo a esta questão você descobre se a tarefa é importante e precisa ser feita, ou se não é importante e pode ser eliminada.

4º Passo – Qual ação devo tomar para tocar o projeto para frente e finalizá-lo?

Depois de ter se certificado que a tarefa é realmente importante, escreva a próxima ação que deve realizar para alcançar o final perfeito que você imaginou anteriormente.

5º Passo – Decida quando vai realizar a ação.

Anote em sua agenda quando realizará a ação.

Deixe rolar e relaxe.

Você percebe o quanto mais relaxado está depois de ter anotado tudo e não ter que lembrar todas as idéias que passaram por sua cabeça? Você sabe que elas se realizarão.

Este exercício ajudou pessoas de todo mundo fazendo com que anotassem suas idéias, encontrassem as medidas necessárias para realizá-las, e tocando-as em frente em busca da meta. É um ótimo remédio contra procrastinação e uma bela forma de aumentar a produtividade através de uma vida sem estresse.

Este artigo é uma versão brasileira/tradução do The Art of Stress-Free Work, de Daniel M. Wood. Retirado do site Lifehack.org

One thought on “A arte de trabalhar sem estresse”

  1. Nyew disse:

    Show!

    Vou adotar esta ideia o quanto antes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *