Você já deve ter ouvido falar no sistema de produtividade pessoal GTD (Getting Things Done), de David Allen, descrito no famoso livro “A Arte de Fazer Acontecer – Uma Fórmula Anti-stress para Estabelecer Prioridades e Entregar Soluções no Prazo“.
Muito do estresse que as pessoas sentem não vem de terem coisas demais para fazer. Ele vem de não terminarem o que começaram. David Allen
Gostaria de compartilhar com você uma variação deste sistema, conhecida como ZTD. Zen To Done (ZTD) é um sistema de uma só vez simples e poderoso, que vai te ajudar a desenvolver os hábitos pra manter todas as suas tarefas e projetos organizados, manter seu dia de trabalho simples e estruturado, manter sua mesa e sua caixa de entrada limpas, e manter você fazendo o que precisa fazer, sem distrações.
O ZTD não é um livro de auto-ajuda, e não tem nenhuma relação com a seita budista Zen.
[wbcr_html_snippet id=”1798″]
Daí você me pergunta, qual a diferença entre o GTD e o ZTD? Basicamente, a simplicidade. A meu ver o ZTD é muito mais prático e focado no FAZER, enquanto o GTD exige mais controle e planejamento (opinião pessoa, é claro).
E qual é o melhor sistema de produtividade pessoal? GTD ou ZTD? Minha resposta é: DEPENDE! Depende do tipo de atividades que você realiza, de seu cotidiano, de seus gostos e preferência.
Nos da muito orgulho de termos desenvolvido aqui no Fluindo o treinamento de ZTD em língua portuguesa mais famoso do mercado. Clique aqui para conhecer!
E você, utiliza algum sistema de produtividade pessoal? Qual? Conte para a gente nos comentários.
Uma resposta para “ZTD, o sistema de produtividade pessoal simples e poderoso”
Realmente esse livro é muito bom. Até hoje estou aplicando os conceitos que aprendi no livro nas mudanças de hábitos.
Faço mudanças a cada 21 dias e venho aumentando minha produtividade gradativamente.
Na minha opinião, esse livro é um dos melhores livros para produtividade. O único aspecto ruim é que ele não foca no alinhamento de objetivos pessoais e profissionais para você fazer um planejamento do uso do seu tempo.
Gostei também vídeo do Rodrigo Vital.
Abraços
Paulo Garra