Neste vídeo mostro o que considero os principais suplementos para Alta Performance, tanto mental quanto física.

Se você me acompanha a mais tempo já está ligado que sempre bato na tecla de que não existe performance máxima sem pensar no conjunto mente e corpo. Se você negligenciar um deles em pouco tempo ambos estarão arrebentados e seus resultados vão para o buraco.

Lembrando que não sou nutricionista nem médico, e sim um estudioso da Alta Performance. Tudo que mostro para vocês aqui no canal são coisas que eu realmente faço e aplico na minha própria vida. É skin in the game total!

Inclusive se eu pudesse te dar somente um conselho sobre Alta Performance seria: só ouça pessoas com skin in the game, ou seja, que arriscam a própria pele testando e aplicando aquilo que falam.

Aprenda com quem realmente faz, não com quem só fala.

Voltando ao assunto deste vídeo que é Suplementos para Alta Performance, a ideia do assunto surgiu no vídeo anterior que postei sobre Alimentação para Alta Performance onde mostrei como calculo a quantidade de macronutrientes necessários para deixar a mente e o corpo turbinados.

Naquele vídeo falei um pouquinho sobre micronutrientes porém não entrei em detalhes. Coisa que farei aqui.

Como você sabe nem só de gorduras, carboidratos e proteínas (que são os macros) vive nosso corpo! Para que os processos químicos ocorram de forma otimizada precisamos ingerir também uma série de vitaminas e minerais.

Se você tiver uma alimentação limpa, controlando seus macros dentro da meta de calorias, vai suprir grande parte das necessidades de micros.

Nutrientes como ferro, cálcio, sódio, vitamina A e C são mais fáceis de conseguir junto da alimentação normal, já outros como magnésio, potássio, vitamina D etc. pessoalmente tenho mais dificuldades em bater.

Multivitamínico, o básico

Por isso que o primeiro suplemento que vou te mostrar, que considero o mais básico é o tradicional multivitamínico. Eu tomo este nacional, que tem 100% da maioria dos minerais e vitaminas em 1 cápsula. É o melhor custo benefício na minha opinião.

Importados você encontra melhores, não porque as empresas brasileiras são ruins, e sim porque nossa queria Anvisa proíbe suplementos com concentração maior do que 100% de cada micronutriente. Tudo que passa disso é considerado medicamento e precisa de receituário médico para comprar.

Pra você ter uma ideia já comprei multivitamínicos americanos como Optimen ou Megamen com concentração de 400% de certos nutrientes. Muitos bons e que recomendo você trazer caso viaja para os Estados Unidos – o máximo que vai acontecer é eles prenderem você na alfândega brasileira (rs).

Uma alternativa que tenho é tomar mais de uma cápsula por dia, que é o que eu faço. Tomo de duas a três por dia, em horários diferentes. Só cuidado para não exagerar pois alguns micros em excesso podem dar problema caso você não esteja acostumado, como é o caso do Ferro que pode dar diarreia se você usar muito.

“Mas Marco, e a hipervitaminose, você não tem medo dela?”

Esse papo de hipervitaminose é como o papo de beber muita água fazer mal. Muitas pessoas falam nisso porém nunca conheci ninguém que já tenha visto um caso real disso acontecer.

Meu próprio endocrinologista fala que a suplementação de vitaminas é inútil, porém têm diversos outros que pensam o contrário, e principalmente atletas e profissionais de várias áreas que testaram e comprovaram que o uso frequente de doses de vitamina é algo que traz grandes benefícios.

Então colocando na balança o custo baixo e os benefícios da suplementação de vitaminas, eu opto por fazer e sempre indico aos meus alunos e mentorados que prestem atenção nisso.

Ashwagandha

O segundo suplemento que tomo e que indico é a ashwagandha, que é uma planta que há muitos anos já é conhecida como afrodisíaco natural, otimizador do sono e atenuador da ansiedade.

“Marco, você tá com problemas que precisa de afrodisíaco? Tão novinho precisando tomar essas paradas?”

Nada disso, muito pelo contrário meu amigo! Tanto a parte do estímulo sexual, quanto da redução do estresse, ansiedade e qualidade do sono são só efeitos colaterais de um processo químico muito maior que a ashwagandha faz no seu organismo.

Essa planta ajudará você na produção de testosterona – hormônio extremamente benéfico tanto para homens quanto mulheres – assim como atua na redução do cortisol, que é o hormônio do estresse que mina nossa Alta Performance.

Mesmo que você, seja homem ou mulher, não esteja com “problemas sexuais” acho bacana suplementar a ashwagandha. E se estiver com problemas nesse sentido melhor ainda, pois não costumo falar muito sobre isso aqui site, porém ter uma vida sexual ativa também é um dos pilares da alta performance.

Um micronutriente que uso e está dentro do meu multivitamínico que cai bem com a ashwagandha é o mineral Magnésio. É impossível no mundo atual se esconder do estresse, é preciso enfrentar ele com tecnologia, e a suplementação de ashwagandha e magnésio podem ser a resposta que você procura para controlar a ansiedade, agitação e nervosismo no seu dia-a-dia.

Inclusive o Dr. Vitor Azzini tem vídeos incríveis que você encontra na internet onde ele fala justamente sobre os poderes do magnésio, e como esse mineral tão importante está muito escasso em nossos alimentos por causa da pobreza do nosso solo que foi castigado por anos e anos de monoculturas e descaso com o meio ambiente.

O clássico Whey Protein

O próximo suplemento que faço uso, que na verdade é o meu xodó, é o Whey Protein (proteína do soro do leite). Uso há 8 anos e não vivo sem.

Se você assistiu e implementou meu vídeos sobre Alimentação para Alta Performance, viu o quanto pode ser difícil balancear os macros. E para te ajudar nisso nada melhor que o whey, que é uma proteína do soro do leite de alto valor biológico. Seu corpo vai literalmente amar os aminoácidos trazidos pelo whey.

Mas cuidado com o whey que você compra. A primeira coisa é observar os ingredientes descritos na embalagem, pois se tiver proteína da soja, do trigo, etc. é um whey de péssima qualidade. Cuidado com isso. Ok?

Abrindo um parênteses, fuja da soja sempre! É um péssimo alimento principalmente para os homens, porém também muito nocivo às mulheres. Soja e alta performance não combinam.

Ainda sobre whey de qualidade, cuidado então para não comprar produtos com outros tipos de proteínas misturadas e também cuidado com a concentração de carboidratos na mistura. Um whey para ser considerado bom precisa de no mínimo 20 gramas de proteína a cada dose de 30 gramas – isso é o mínimo que você deve tolerar.

Por isso que não adianta comprar whey baratinho, pois estará comprando gato por lebre.

Quanto a whey concentrado, isolado ou hidrolisado, na verdade para a maioria das pessoas tanto faz. Escolha por preço. Claro que se você tiver alguma condição especial, do tipo intolerância a lactose ou tiver feito bariátrica terá de pedir receita para o seu médico indicando a melhor apresentação. Se esse não for seu caso provavelmente o whey concentrado sempre terá o melhor custo x benefício.

Ainda sobre bater os macronutrientes, se você tiver dificuldade em bater as gorduras dê preferência para algum suplemento de Ômega 3. E se tiver dificuldade em bater os carboidratos o que eu indico é o waxy maize, também conhecido como amido ceroso. É um carboidrato de baixo índice glicêmico que não vai louquear sua insulina e vai manter sua energia estável por horas.

Creatina

O próximo suplemento que quero te mostrar e que faço uso constante é a creatina. Você até consegue creatina na carne vermelha mal passada, porém para conseguir as 5 gramas diárias indicadas para melhorar a performance físicas você precisaria comer 1 Kg de carne por dia. Algo que convenhamos é bem difícil para a maioria das pessoas.

A função principal da creatina é o aumento de força e o apelo estético, pois você vai “reter” mais água nos músculos e ficar com o físico mais cheio.

“Mas isso não faz mal, Marco? Não vai me matar?”

A creatina é um suplemento que chegou a ser proibido pela Anvisa no Brasil durante um tempo, porém diversos estudos mostraram a segurança da substância e hoje sem dúvidas é um dos suplementos mais consumidos por atletas do mundo inteiro.

O único cuidado que você deve ter é beber bastante água, no mínimo dos mínimos 2 litros por dia para não correr o risco de desenvolver pedras nos rins.

Eu nem preciso falar que água é fundamental para alta performance né? Se você está assistindo este vídeo e não bebe no mínimo 2 litros de água por dia pare agora mesmo de assistir, vá aprender a beber água e depois volte aqui. Ok?

Eu por exemplo bebo no mínimo 4 litros por dia. Pra você ter uma ideia bebo 1 litro logo que acordo pela manhã.

Se você for pesquisar sobre creatinas nas lojas verá muitas marcas e preços. O que eu sugiro é sempre que possível comprar alguma marca que vende a Creapure, que é fabricada por uma laboratório alemão com tecnologia de ponta. É um pouco mais cara porém vale cada centavo.

Ácido Alfa Lipóico (ALA)

Outro suplemento que estou testando no momento e ainda não tenho um veredito pois uso só há 15 dias é o Ácido Alfa Lipóico, também chamado de ALA. Ele melhora a produção de energia nas mitocôndrias e acelera dessa forma o metabolismo, favorecendo a queima de gordura, graxa, banha.

Ainda não tenho um veredito sobre o ALA. Assim que tiver posto os resultados para você. Por isso é importante assinar o meu canal no Youtube e ativar o sininho para ser notificado dos novos vídeos. Outra sacada é me seguir no Instagram, o link está na descrição do vídeo.

Só assim você garante que estará sempre atualizado com conteúdo de Alta Performance.

Melatonina pro soninho

Por fim, um suplemento que comecei a tomar também há duas semanas porém nesse caso já notei sim resultados é a Melatonina. Eu sempre dormi bem e peguei com relativa facilidade no sono, porém mesmo assim resolvi testar a melatonina e passei a dormir melhor ainda.

Seu corpo naturalmente já produz a Melatonina, um hormônio que te induz ao sono. Porém essa produção natural depende da falta de luz, de ambientes escuros. E como você deve ficar no computador, televisão ou smartphone a noite toda, possivelmente sua produção de melatonina está prejudicada.

Então se estiver com dificuldades de adormecer, principalmente adormecer cedo, você pode considerar suplementar este hormônio.

Lembrando que descanso e sono também são pilares da Alta Performance.

E os venenos para Alta Performance?

E por falar em hormônios e/ou outros medicamentos, posso te dizer que não estou usando nada. Nem esteroides para ganhos de massa magra nem “remédio para inteligência” como Ritalina e seus amiguinhos.

Não tenho nada contra quem faz uso dessas substância, só peço sempre que pense com carinho por você e sua família antes de qualquer decisão. Pese os ganhos e perdas e veja o que realmente é importante para você.

Por isso que sugiro sempre esgotar todas as possibilidades naturais para aumentar o desempenho antes de fazer o uso de drogas. Nem sempre o caminho mais óbvio é o melhor.

Outro suplemento que uso esporadicamente é um pré-treino. Ele nada mais é do que um estimulante para me deixar “agitado” durante as atividades físicas.

Como sou um praticante de musculação, que inclusive é um dos esportes que indico a meus mentorados e alunos para aumento da performance na vida como um todo, o pré-treino consegue me manter artificialmente motivado durante os 40 a 50 minutos que malho.

Então se você faz treinos de força ou alta intensidade, talvez seja importante ter a mão uma coisinha dessas. Não para tomar todas os dias, e sim para aqueles momentos em que está pensando em ir para o sofá ao invés de treinar.

Hack sobre pré-treino

Um hack interessante do pré-treino que só aprendi depois de velho é não tomar ele muito antes. Como a maioria demora uns 30 minutos para fazer efeito, se você ler no rótulo vai pedir para tomar 30 minutos antes do treino. Porém geralmente no começo do treino já estamos pilhados e não vai fazer tanta diferença usá-lo.

Então o hack que eu uso é tomá-lo uns 10 minutos antes do treino. Assim ele vai bater mais forte no meio do treino, quando minha energia já pode estar baixando.

Alta produtividade e alimentação

Gostou de conhecer os suplementos que uso para alta performance? Tem mais algum para me indicar, algum que você usa e não abre mão? Escreva nos comentários que eu gostaria muito de conhecer.

Um seguidor no Instagram andou me falando muito bem da Coenzima Q10, inclusive esse é o próximo que pretendo testar e compartilhar os resultados com vocês.

Outra coisa importante é você saber que não adianta suplementar se você não está se alimentando bem e bebendo água o suficiente. Então assistia a todos meus vídeos da playlist de alimentação antes de mais nada e comprove por você mesmo o poder que pequenas mudanças podem causar na sua vida como um todo, tanto emocional, quanto financeira, social, etc.

E mais uma vez gostaria de lembrar que esse vídeo é baseado na minha experiência pessoal e que os resultados podem variar. Apesar de existir uma imensa literatura científica embasando tudo que te passei, eu recomendo sempre o acompanhamento de um nutricionista ou médico durante o processo de adoção de suplementos.

Abração e bora fazer acontecer.


Marco Aurélio
Marco Aurélio

Empresário, publicitário e professor que gosta de falar sobre comportamento, empreendedorismo e alta performance.

Leave a Reply

Your email address will not be published.