Esta semana comecei a ler o livro “O 8º Hábito – da eficácia a grandeza”, de Stephen R. Covey, que foi escrito 15 anos após o clássico “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”. Neste livro Covey prega que na atualidade, se quisermos prosperar, inovar, ser excelentes e liderar precisamos ir além da eficácia: precisamos conquistar a Grandeza através da realização, execução apaixonada e contribuição significativa.
O mundo mudou muito, e junto mudaram os desafios e a complexidade dos relacionamentos familiares e organizacionais, o que exige das pessoas uma mudança radical no modo de pensar e um conjunto novo de qualificações e ferramentas; ou seja, um hábito totalmente novo que complementa os outros sete de Covey. O Oitavo Hábito, que consiste em encontrar nossa Voz interior e inspirar os outros a encontrar a deles.
O Oitavo Hábito surge como resposta a dilemas como:
- Ter paz de espírito e bons relacionamentos, e ao mesmo tempo um estilo de vida e hábitos próprios.
- Criar relacionamentos alicerçados no confiança, ao invés do egoísmo característico de nossa época.
- Para as organizações as pessoas devem produzir mais com menos. Enquanto que os empregados querem ganhar mais precisando dedicar menos tempo e esforço.
- Empresas são conduzidas por regras econômicas, enquanto organizações por regras culturais.
- A sociedade opera segundo valores dominantes, que muitas vezes não tem ligações a leis e princípios naturais.
A metodologia de estudo do livro
Uma das sugestões de Stephen Covey como metodologia de estudo do livro é adota-lo como um programa anual de crescimento e desenvolvimento pessoal. Consiste em dedicar um mês a cada um dos 12 capítulos principais do livro. Além da leitura, ele sugere que o leitor ensine o que aprendeu com o capítulo à pelo menos duas pessoas e aplique-o no restante do mês.
Resolvi adotar esta metodologia com uma pequena modificação: além de ensinar duas pessoas o que aprendi em cada capítulo, pretendo fazer uma postagem mensal no Fluindo resumindo os principais tópicos.
Com isso pretendo compartilhar meus aprendizados sobre o livro O Oitavo Hábito de Covey com os leitores do Fluindo, e principalmente trocar idéias que colaborem com o crescimento e desenvolvimento pessoal do maior número de pessoas possível.
Abraço, e até o próximo artigo…