Neste vídeo mostro como descobrir as calorias de tudo que você come. Esse vídeo é um complemento do vídeo “Quanto Devo Comer para Manter Alta Performance” que publiquei aqui no site.

“Marco, agora você virou nutricionista? Marco você agora é blogueirinha fitness?” 

Lembrando que a proposta deste canal não é passar dietas, cardápios, falar sobre boa forma física, etc. Se você me acompanha a mais tempo sabe que meu expertise é em Alta Performance para empresários e empreendedores.

Sempre bato na tecla que você só vai atingir a máxima performance se pensar sempre em corpo e mente.

Por isso que aqui você me vê falando sobre produtividade, hacks mentais, alimentação, suplementação, exercícios, sono, etc. É tudo uma coisa só!

Deixa então eu te falar sobre as três principais formas de descobrir as calorias do que você come:

1 – Tabela Nutricional

A primeira é a mais óbvia: olhar na tabela nutricional da embalagem. Porém como você sabe muitos dos nossos alimentos não vem com embalagens nem com tabela nutricional. Ou você já foi apanhar uma laranja e tinha uma tabela impressa nela?

2 – Sites especializados

O que nos faz chegar a segunda forma de descobrir as calorias do alimento, que é pesquisando em sites como o Calorias.org. Lá basta digitar o nome do alimento, depois definir o peso que ele traz uma estimativa do quanto aquele alimento é calórico.

Estimativa, certo? Pois principalmente em pratos preparados pode variar bastante dependendo da forma de preparo e quantidade de cada ingrediente. Com alimentos “puros” os dados que você vai conseguir são melhores.

Exemplo: nesses sites é mais precisa a quantidade de calorias do frango grelhado do que da lasanha de frango.

Está aí mais um motivo para você manter sua alimentação o mais simples possível, com mais alimentos puros. A ideia aqui não é falar sobre macro e micronutrientes (leia Alimentação para Alta Performance), porém além de alimentos puros serem mais saudáveis, também são mais fáceis de calcular para seu GET ou TMB.

Não sabe o que é GET ou TMB? Você pode descobrir neste artigo aqui.

Aplicativos para controle de calorias

Voltando as formas de descobrir as calorias de seus alimentos, a terceira alternativa é usando aplicativos específicos para esse fim, que é o que eu faço atualmente e recomendo a meus alunos e mentorados.

Eu uso um app chamado MyFitnessPal, onde registro minha alimentação diária, tanto na parte de calorias quanto de macro e micronutrientes.

Usá-lo é bem fácil, basta ir na refeição que você está fazendo – ou vai fazer – ir em Adicionar Alimento e buscar o que vai comer. Além disso o aplicativo oferece leitor de código de barras que pesquisa os dados de milhares de produtos do mundo todo.

Se não encontrar o que vai comer – o que eu acho bem difícil – pode inclusive cadastrar seus próprios alimentos.

Os aplicativos na minha opinião são a melhor forma de descobrir as calorias do está ingerindo. Digo os aplicativos pois além do MyFitnessPal existem diversos outros que você pode testar… a maioria com versões gratuitas que já quebram o galho.

Quantidade correta de alimentos

Um novo desafio que pode aparecer para você – pois surgiu para mim quando comecei a ter uma alimentação otimizada – é saber a quantidade do que você está comendo.

A maioria das informações nutricionais estão em gramas ou mililitros. E por mais que você se considere bom de “golpe de vista” saiba que nosso olho geralmente nos engana.

Por isso que seus maiores amigos para descobrir quantidades são a balança de cozinha (que mede de grama em grama) e um copo simples de medida.

“Mas eu não tenho grana para isso? Eu acho muito investimento comprar esses equipamentos super modernos de última geração produzidos pela Nasa”.

Eu comprei minha balança por R$ 40,00 e o copo de medidas acho que não paguei nada, se não me engano veio junto com o liquidificador.

Claro que você não vai levar sua balança e copo medidor pro restaurante, lá vai ter que ser no olho mesmo. Porém sempre que possível use eles, até para treinar melhor seu olho para os momentos que estiver sem eles.

Lembrando que não sou nutricionista e tudo que mostro referente a alimentação aqui no canal aprendi com minha nutricionista e testei comigo mesmo. Só compartilho com vocês o que eu realmente faço e funciona!

Outra coisa pessoal… não existe performance máxima só de mente ou só de corpo. Nós somos uma coisa só, então se o corpo tá ruim a mente cedo ou tarde também ficará. E se a mente tá fud*** o corpo logo logo também estará.

Então se liga e acompanha os vídeos do canal no Youtube para tirar o máximo do potencial que eu sei que você tem.


Marco Lang
Marco Lang

Empresário e Mentor de Alta Performance. Faixa preta em produtividade (sem blábláblá).

Leave a Reply

Your email address will not be published.