“Guri, você precisa ser mais organizado!”
“Menina, vai arrumar sua bagunças!”
“Eu não aguento mais ver a zona em que tá virado seu quarto!”

Sem dúvidas você já ouviu essas e outras frases semelhantes da sua mãe, ou esposa, ou marido, ou até do seu chefe.

E eu não tiro a razão deles, pois viver no meio da bagunça realmente é um pé no saco, principalmente para pessoas visuais – que tem o sentido visão mais aguçado – realmente incomoda muito a poluição visual.

Porém garanto que você assim como eu não é uma pessoa desorganizada ou bagunçadas fulltime, é só um deslize aqui, outro deslize ali. Mas de tanto ouvir os outros enchendo seu saco você corre o risco de entrar no que chamo de paranoia da organização pessoal.

Nada contra organização pessoal, eu inclusive sou facilitador do curso Fluindo no ZTD onde um dos benefícios que a pessoa colhe é uma vida mais organizada, porém a organização em excesso é mais prejudicial do que benéfica.

Isso porque o tempo e a energia que você vai gastar para ser o que a sociedade chama de “pessoas muito organizada” causa um estresse tão grande que destruirá sua produtividade.

“Mas Marco, como posso ser uma pessoa organizada na medida certa?”

A resposta é simples: organize somente o que é importante.

Primeiro tente colocar no lixo

Pode parecer óbvio, porém você ia se apavorar se você soubesse quantas pessoas já mentorei que se gabavam por digitalizar tudo que é comprovante de pagamento, documento e frescuralhada que não gera retorno nenhum e só trás complexidade a rotina.

Tenho um mentorando que hoje se tornou inclusive um grande amigo meu que, pra você ter ideia da doença dele por organização, fotografa até os tickets de pedágio para salvar no Evernote.

Sério? Qual a probabilidade desse tipo de organização minuciosa trazer algum resultado efetivo?

Cuidado com isso, pois não é na organização que você vai encontrar produtividade e alta performance na vida pessoal ou profissional.

Organizar está relacionado a categorizar e guardar: pega alguma coisa que está bagunçada, dá um nome para ela (ex: isso aqui é um documento para a minha declaração de imposto de renda) e guarda ela no lugar certo. Não existe segredo nenhum nisso.

Muito pelo contrário, o segredo está em eliminar, reduzir a tralha. Coisa que gente com mania de organização também costuma ter: costumam guardar muita porcaria inútil.

Por isso que um dos meus lemas que meus alunos e mentorados mais me ouvem falar é: por que organizar algo que você pode colocar no lixo?

Por que organizar algo que você pode colocar no lixo?

Marco Lang

Curte conteúdo sobre Alta Performance sem blábláblá, direto ao ponto? Se inscreva no canal do Youtube e ative o sininho para ser notificado sobre os novos vídeos.

Não deixe de conhecer também meu curso Fluindo no ZTD, onde vou te ajudar a alcançar produtividade em um nível que você nunca sequer imaginou que fosse atingir.


Marco Aurélio
Marco Aurélio

Empresário, publicitário e professor que gosta de falar sobre comportamento, empreendedorismo e alta performance.

Leave a Reply

Your email address will not be published.