ZTD, o sistema de produtividade pessoal simples e poderoso

Você já deve ter ouvido falar no sistema de produtividade pessoal GTD (Getting Things Done), de David Allen, descrito no famoso livro “A Arte de Fazer Acontecer – Uma Fórmula Anti-stress para Estabelecer Prioridades e Entregar Soluções no Prazo“.

Muito do estresse que as pessoas sentem não vem de terem coisas demais para fazer. Ele vem de não terminarem o que começaram. David Allen

Gostaria de compartilhar com você uma variação deste sistema, conhecida como ZTD. Zen To Done (ZTD) é um sistema de uma só vez simples e poderoso, que vai te ajudar a desenvolver os hábitos pra manter todas as suas tarefas e projetos organizados, manter seu dia de trabalho simples e estruturado, manter sua mesa e sua caixa de entrada limpas, e manter você fazendo o que precisa fazer, sem distrações.

O ZTD não é um livro de auto-ajuda, e não tem nenhuma relação com a seita budista Zen. Lucas Teixeira

Daí você me pergunta, qual a diferença entre o GTD e o ZTD? Basicamente, a simplicidade. A meu ver o ZTD é muito mais prático e focado no FAZER, enquanto o GTD exige mais controle e planejamento (opinião pessoa, é claro).

E qual é o melhor sistema de produtividade pessoal? GTD ou ZTD? Minha resposta é: DEPENDE! Depende do tipo de atividades que você realiza, de seu cotidiano, de seus gostos e preferência. Apesar de o ZTD ter nascido do GTD, recomendo primeiro a leitura do ZTD, que além de mais simples é um livro gratuito, que pode ser baixado em português no seguinte site: http://lucasteixeira.com/ztd/.

ZTD, o sistema de produtividade pessoal

ZTD, o sistema de produtividade pessoal simples e poderoso.

E você, utilize algum sistema de produtividade pessoal? Qual? Conte para a gente nos comentários.

Abaixo disponibilizo para você a introdução do livro, que nos da uma noção maior do que é “esse tal de ZTD”.

Esse livro foi escrito para os que querem organizar suas vidas e de fato cumprir suas listas de tarefas.

Se você é uma dessas pessoas, vai encontrar alguns conceitos valiosos nesse livro.

Zen To Done (ZTD) é um sistema de uma só vez simples e poderoso, e vai te ajudar a desenvolver os hábitos pra manter todas as suas tarefas e projetos organizados, manter seu dia de trabalho simples e estruturado, manter sua mesa e sua caixa de entrada limpas, e manter você fazendo o que precisa fazer, sem distrações.

Isso é muita coisa pra se pedir de um pequeno e-book. Na verdade, esse livro não vai fazer tudo isso por você — você quem tem que fazer. Você tem que querer de verdade mudar seus hábitos, e o que esse sistema provê são as ferramentas pra mudá-los.

E, devo dizer, mudar seus hábitos é possível. Usando as técnicas de mudança de hábito que eu descrevo nesse livro,  mudei muitos hábitos: parei de fumar, comecei a correr, passei a comer coisas mais saudáveis, completei uma maratona, dobrei minha renda e coloquei minhas finanças em ordem, me tornei vegano, quitei quase todas as minhas dívidas, completei um triatlo, perdi 10 quilos, e construí um blog bem-sucedido, pra citar alguns.  Então, sim, mudanças de hábito são mesmo possíveis, se você começar pequeno, encontrar a motivação certa, e mantiver seu foco.

Eu também fiquei mais organizado e produtivo. Há alguns anos, minha mesa era cheia de coisas, eu mantinha várias listas de coisas que eu vivia sempre perdendo ou me esquecendo, tinha um monte de coisas pra fazer e ficava sobrecarregado pelo caos e a complexidade do meu dia. Minha caixa de e-mails, minha caixa de correio e minha secretária eletrônica transbordavam. Eu vivia esquecendo de fazer as coisas, e em geral era bem desorganizado e improdutivo.

Mas eu decidi mudar esses hábitos, um por um. Hoje, minhas caixas de entrada estão todas vazias. Minha lista de tarefas pra hoje é uma lista simples de três coisas muito importantes. Eu consigo me livrar de distrações e manter o foco. Eu anoto as coisas em um só lugar, pra que eu não as esqueça.

Minha vida agora está muito mais sã, mais simples e mais concentrada. Eu faço MUITO mais coisas — as tarefas do meu emprego, escrevo no meu blog, escrevo em outros seis blogs, completo projetos pessoais, e ainda assim tenho tempo pra minha família. Eu sou mais feliz e produtivo, e tudo graças a poucas e simples mudanças de hábito.

Você pode fazer isso também, acredite. Não sou nenhum super-homem – só me comprometi a melhorar, e comecei a mudar meus hábitos, um de cada vez.

Continue lendo, e veja como você também pode fazer acontecer. Eu não espero que você adote o sistema inteiro — cada pessoa funciona diferente das outras. Essa é a beleza do ZTD: você pode escolher os hábitos que funcionem melhor pra você. Boa sorte, e aproveite o livro. Mudar hábitos pode ser empolgante, e eu te encorajo a aproveitar a jornada.

2 thoughts on “ZTD, o sistema de produtividade pessoal simples e poderoso”

  1. Rodrigo Vital disse:

    Fiz um vídeo sobre o tema, está explicando um pouco mais alguns pontos sobre ZTD, acho que vale a pena. Está no youtube no endereço http://www.youtube.com/watch?v=dIJyYnn8Q2s

  2. Paulo Garra disse:

    Realmente esse livro é muito bom. Até hoje estou aplicando os conceitos que aprendi no livro nas mudanças de hábitos.
    Faço mudanças a cada 21 dias e venho aumentando minha produtividade gradativamente.
    Na minha opinião, esse livro é um dos melhores livros para produtividade. O único aspecto ruim é que ele não foca no alinhamento de objetivos pessoais e profissionais para você fazer um planejamento do uso do seu tempo.
    Gostei também vídeo do Rodrigo Vital.

    Abraços
    Paulo Garra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *