O veneno em seu smartphone

Já pensou que bacana seria fazer um upgrade do processador ou da câmera de seu smartphone? Ao invés de gastar um monte de dinheiro e poluir a natureza trocando todo o aparelho, você atualizaria somente as “peças” que lhe interessam. Será que nenhum fabricante pensou nisto antes? Claro que PENSOU!

Lado negro da indústria da alta tecnologia

Não coma nem fume seu smartphone!!!

É sobre isto que trata o vídeo abixo, que tive a oportunidade de assistir em uma aula de Marketing Eletrônico no MBA que estou fazendo. O vídeo de 2010, intitulado originalmente “The Story of Electronics” (A História dos Eletrônicos), explora o lado negro da revolução da alta tecnologia.

Em 8 minutos o vídeo nos mostra a filosofia de “feitos para jogar no lixo” que guia indústria mundial da alta tecnologia, que, em busca de altos lucros lança no mercado produtos com data de obsolescência programada criados com diversos materiais tóxicos que detonam com a natureza e com a saúde dos funcionários de suas fábricas.

O vídeo propõe mudanças no modelo de produção de alta tecnologia a nível global, onde, através da responsabilização de cada industria pelo lixo que gerou, as empresas se interessem em investir em tecnologias limpas e um design duradouro que possibilite a reposição de peças ao invés de trocar o aparelho inteiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *