Tenha menos coisas e seja mais feliz <=> Menos é mais

A palestra abaixo é de um cara chamado Graham Hill. Foi dada em um TED sob o nome de “Less stuff, more happiness” (menos coisas, mais felicidade).

No vídeo o escritor e designer Graham Hill nos demonstra uma pesquisa que fez onde constatou que atualmente um americano tem o triplo do espaço que tinha na década de 50, e mesmo assim ainda não tem espaço suficiente para guardar todas as coisas tralhas que compra. Este consumo exagerado tem 3 consequências evidentes: o endividamento das pessoas, uma pegada ecológica enorme, e o estresse.

Através de exemplos, o palestrante nos demonstra como todos nós já tivemos experiências muito prazerosas com menos coisas e menos espaço (acampamento, alojamento da faculdade, quarto de hotel, etc.).

Menos é Mais!

Graham Hill criou um projeto conhecido como Life Edited (Vida Editada), que tinha como objetivo transformar um apartamento em Manhattan de 40m² em:

  • Escritório.
  • Sala de jantar para 10 pessoas.
  • Hospedagem para 4 pessoas.
  • Local para guardar seu equipamento de kitesurf.

Coletando mais de 300 sugestões através de seu site da web, conseguiu executar o projeto (que pode ser visualizado no vídeo) economizando mais de 200.000,00 dólares que teria que ter investido para comprar um apartamento de 56m², além de ter reduzido sua pegada ecológica e se sentir super feliz em um local organizado, enxuto e com todas as coisas que ama.

Hill nos dá 3 dicas de como viver com menos coisas e em menos espaço, ou o que ele chama de Vida Editada (Life Edited):

  1. Corte sem Piedade: jogue fora aquilo que não usa e controle a entrada de coisas novas em sua vida. Antes de comprar algo se pergunte: “Isto vai me fazer realmente mais feliz? Por quanto tempo?”
  2. Pequeno é Sexy: aqui a ordem é eficiência. Por exemplo, você realmente precisa de um fogão de 6 bocas?
  3. Multifuncionalidade: talvez uma mesa que vire cama, ou sofá que seja também um baú, ou ainda uma escada que vira um armário… a criatividade é o ponto chave desta dica.

Já considerou os benefícios de levar uma “Vida Editada” também?

One thought on “Tenha menos coisas e seja mais feliz <=> Menos é mais”

  1. Pingback: O mais breve e poderoso guia para a vida – por Zen Habits | Fluindo
  2. Trackback: O mais breve e poderoso guia para a vida – por Zen Habits | Fluindo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *