Reabasteça suas energias diariamente – 6 dicas simples

Os seres humanos não foram feitos para operar como computadores — a altas velocidades, continuamente, por longos períodos de tempo. Somos planejados para sermos rítmicos e para nos renovarmos continuamente. O blogueiro americano Tony Schwartz, no site da Harvard Business Review, nos dá 6 dicas simples de como reabastecer nossas energias diariamente.

Reabasteça suas energias diariamente - 6 dicas simples

1. Torne sono suficiente sua maior prioridade

Um número exagerado de pessoas caem no mito de que ter uma hora a menos de sono permite que tenhamos mais produtividade, mas a verdade é que mesmo minúsculas quantidades de privação do sono significativamente minam nossa capacidade de foco, pensamento analítico e criatividade.

Pesquisas confirmam que mais de 95% de nós precisamos de 7 e 8 horas de sono para nos sentirmos completamente descansados e para que nosso cérebro se engaje em novos aprendizados. Alguns atletas de ponta precisam até mesmo de mais do que 8 horas de sono.

2. Faça uma pausa para renovação pelo menos a cada 90 minutos

Não é por quanto tempo você trabalha que determina o valor da sua produção, mas sim a energia que você dedica para cada uma de suas horas de trabalho. Da mesma forma, não é por quanto tempo você descansa o que importa mais, mas o quão habilidosamente você o faz.

A primeira chave é intermitentemente acalmar seu corpo. Você pode diminuir dramaticamente sua taxa de batimentos cardíacos, sua pressão sanguínea e sua tensão muscular em apenas 30 a 60 segundos com práticas regulares. Utilize as técnicas que preferir. Quando seu corpo se acalma, seu pensamento também se torna mais quieto e você se sente mais relaxado.

3. Mantenha uma lista permanente de tudo o que você precisa fazer

Com quanto mais frequência e completude você baixar o que está na sua mente para o papel (ou a tela), menos energia você vai desperdiçar em pensamento improdutivo sobre as tarefas por completar, e mais energia você vai precisar para estar 100% presente em qualquer tarefa que estiver executando.

4. Acelere seus batimentos cardíacos ou tire uma soneca no início da tarde

Se a sua desculpa para não fazer exercícios regularmente é “eu não tenho tempo”, considere malhar um pouquinho durante o horário de almoço. Pode não haver melhor maneira de limpar a mente, diminuir a ansiedade e dar um gás na energia do que intencionalmente elevar seus batimentos cardíacos até os ritmos aeróbicos e anaeróbicos.

Se fazer uma corrida ou frequentar a academia consumir muito do seu tempo, que tal tirar 15 ou 30 minutos para uma caminhada ao ar livre, ou mesmo subir e descer as escadas do seu prédio?

Se os exercícios não te animam, alternativamente você pode optar por tirar uma soneca de 20 a 30 minutos entre 13h e 16h, que é quando a maior parte de nós sente uma onda de cansaço.

5. Pratique apreciação

Uma das menos reconhecidas maneiras de desperdiçar energia é com as emoções negativas. Nós notamos muito mais rapidamente o que está errado com nossas vidas do que o que está certo. Procure por oportunidades de apreciar alguém na sua vida e compartilhar o que está sentindo — diretamente ou via notas. Fazendo isso, você estará fornecendo à outra pessoa uma injeção de energia positiva que também fará você se sentir melhor. Procure ainda por oportunidades de apreciar a si mesmo. Reserve tempo para comemorar pequenas vitórias, dar a si mesmo crédito por aquilo que merece e perdoar-se quando falhar.

6. Desenvolva um ritual de transição entre trabalho e casa

Quando saímos do escritório, muitos de nós carregam junto o trabalho. O resultado é que, mesmo quando chegamos em casa, ainda não estamos verdadeiramente presentes. Considere estabelecer uma maneira bem específica de desengajar do trabalho de modo que você pode deixá-lo para trás quando sai do escritório e só retomá-lo quando retorna para lá. Transforme sua casa num espaço onde você de fato renova suas energias.

ORIGINAL: http://blogs.hbr.org/schwartz/2010/12/six-ways-to-refuel-your-energy.html, traduzido pelo site Trainee Ambev.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *