Que porra você faz aqui? Dica de como clarear suas respostas!

E então, o que você faz? Do que se trata esse seu último projeto? Por que resolveu trabalhar com isso? Quem é você?… As perguntas são simples, mas as respostas… Você consegue responder alguma delas com clareza e rapidez, como se, por exemplo, fosse questionado no elevador? Provavelmente não. A maioria das pessoas tem problemas com isso, porque as respostas envolvem revelar para o questionador coisas importantes e delicadas sobre suas próprias personalidades, o que influencia direta e profundamente a maneira como as pessoas em volta (que podem escutar as respostas) passarão a nos perceber daquele momento em diante.

Por outro lado, deixar de responder pode ser ainda pior. Como assim você não sabe exatamente o que faz, do que trata seu projeto, o motivo porque resolveu trabalhar com aquilo ou, raios, quem você é? Mas e se…

E se alguém — digamos, seu chefe — perguntar, sério, “quem diabos você é?”, “que raio de projeto é o seu?”, “o que te deu na cabeça para trabalhar com isso?” “que *&#% você faz aqui?”. Hah, notou a diferença na resposta? Imediata, clara, objetiva, direta (e, talvez, um pouco nervosa). Como você bem leu no título deste post, você pode usar isto como um truque para tornar suas respostas claras para você mesmo antes de abrir a boca.

Como dar respostas mais claras

Quem propõe isso é o blog intangible.ca, que não se esforça para maquiar a palavra por trás do que os americanos chamam de “WTF question”. Siga os links das fontes ao fim deste texto se preferir ler os originais. De qualquer forma, você já pegou a ideia. Quando você se pegar na situação em que não sabe bem como responder uma pergunta pessoal, basta fazer a si mesmo a pergunta atrevida e, em poucos segundos — senão imediatamente –, a resposta deve vir pronta para ser pronunciada. E o truque também funciona que é uma beleza na hora de escrever. =)

“A tendência — a altamente danosa tendência — é apoiar em adjetivos e palavras de efeito. O resultado é uma mensagem que se esvai no ruído de fundo da corriqueira prosa dos negócios”, diz o autor do texto sobre a situação embaraçosa que você pode tentar evitar usando o truque. Será que funciona mesmo?

“Você ficaria surpreso de ver o quanto a pergunta se torna mais clara, e o quanto sua resposta fica mais curta e convincente”, incita o blog. Funcionou pra você?

TRADUZIDO POR http://www.traineeambev.com.br/2011/04/05/use-o-truque-da-pergunta-atrevida-para-clarear-suas-respostas/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *