Dicas de sustentabilidade no trabalho

Parou para pensar no tempo que você passa no trabalho? Abaixo segue uma compilação de dicas verdes coletadas pela internet que vão tornar seu comportamento no escritório mais sustentável.

Dicas de sustentabilidade no trabalho

Atitudes sustentáveis no trabalho

Carona, pernas e bicicletas

Carona solidária também pode ser praticada entre colegas de trabalho. O projeto Caronetas integra funcionários que trabalham em empresas próximas. Você pode incentivar a sua organização a se cadastrar – o serviço é gratuito.

Outra dica é ir caminhando ou de bicicleta. Além de preservar o meio ambiente, você ajuda a descongestionar o trânsito, melhora sua saúde, e de quebra tem um “ganho estético” perdendo aqueles quilinhos.

 

Deixe janelas e cortinas abertas

Seja em casa ou no escritório, manter janelas e cortinas abertas ajuda a reduzir o consumo de energia e melhora a qualidade do ar, já que aumentam a ventilação e permitem a entrada da luz natural. Além da economia energética, a luz do sol auxilia no conforto visual e no bem estar de quem está naquele ambiente. Isso porque com a iluminação solar há uma diminuição das distâncias focais, o que causa um relaxamento do sistema visual.

Por fim, manter o ar circulando ajuda a prevenir a “Síndrome do Prédio Selado”. Estudada há cerca de15 anos nos Estados Unidos, essa síndrome é causada pela falta de contato do ser humano com o meio externo. Segundo o estudo, nosso relógio biológico reage de forma favorável aos estímulos naturais, como a luz do dia. Por isso, quem trabalha ou fica muito tempo em locais fechados podem desenvolver o transtorno.

 

Materiais de escritório

Separe o lixo: papel pode ir para a reciclagem ou ser reaproveitado em formas de bloquinhos. Objetos como papel-carbono, papel plastificado e fitas adesivas não são recicláveis, por isso, use com consciência. Segundo o Earth Works Group, os funcionários de escritórios jogam fora, em média, 500 quilos de material reciclável de boa qualidade por ano.

 

Pausa para o café

Não use copos descartáveis. Leve a sua caneca (ou garrafa para água) e deixe-a na sua mesa de trabalho.

 

Acúmulo de papel

Pense antes de imprimir. E, quando possível, use os dois lados da folha. Incentive seus colegas a fazerem o mesmo.

 

Tecnologia a favor

Algumas reuniões podem ser feitas à distância. Quando for o caso, incentive a ideia. Você economiza tempo, gastos com deslocamento e polui menos.

 

Um botão

Desligue o monitor quando for se afastar do computador para uma reunião ou na hora do almoço. Isso é bem fácil!

 

Trabalhe de casa

Converse com seu chefe e veja se há a possibilidade de, ao menos um dia na semana, você trabalhar em casa. Além de mais cômodo, ao evitar se deslocar até o seu local de trabalho você reduz a quantidade de carros na rua, ajuda a diminuir os engarrafamentos, o consumo de combustível e a poluição.

Essa tendência, batizada de Home Office ou Telecommuting, vem ganhando adeptos em todo o mundo. A razão é o fato de as organizações estarem focando cada vez mais em novos valores, como inovações, satisfação, responsabilidades, resultados e ambiente de trabalho familiar.

 

FONTE:

http://www.ecodesenvolvimento.org.br/voceecod/sete-dicas-para-ser-mais-sustentavel-no-trabalho

http://super.abril.com.br/blogs/ideias-verdes/7-formas-de-ser-mais-sustentavel-no-trabalho/

One thought on “Dicas de sustentabilidade no trabalho”

  1. gabriela disse:

    eu acho tema sustentabilidade inportante por varias coisar economizar e ajudar o meio anbiente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *