4 dicas de pessoas comuns que atingiram seus objetivos.

Tem metas e objetivos em sua vida?

Tem metas e objetivos em sua vida?Como alternativa aos conselhos banais de muitos coaches pessoais e contadores de histórias (por exemplo: Tony Robbins, Tim Ferriss, etc…), tive a idéia de coletar e compartilhar conselhos de pessoas reais na comunidade mySomeday que atingiram seus objetivos. Todos admitiram que no passado tiveram dificuldades de acabar o plano que traçaram. “Sendo assim, qual foi o diferencial desta vez?”, me perguntei. Embora todos concordassem que elaborar um planejamento passo-a-passo foi essencial, cada um tinha um aspecto único que os mantinha motivados a este plano. Aqui vão as dicas.

1. Decompô-lo

Maia estava determinada a sair das dívidas do cartão de crédito, mas estava intimidada e ocasionalmente até paralisada pelo tamanho deste desafio. Então ela decidiu decompor o “problema” em ações simples e executáveis e acabou descobrindo que as realizando atingiria seu objetivo. Estes pequenos flashes de progresso mantiveram sua mente no jogo e permitiram que ela continuasse acreditando que seu objetivo um dia se concretizaria. Maia está convencida de que decompor o trajeto em pequenos passos fez a diferença para ela.

2. Retratá-lo

Globehound chegou aos 40 anos e decidiu que era hora de voltar à velha forma física. Para se manter motivado, estrategicamente posicionou em diversos locais fotos nada belas de sua má forma, e junto delas fotos de pessoas com quem queria parecer. Este “tapa na cara” funcionou maravilhosamente. Sempre que estava com preguiça ou não tirava o saco de Doritos da cabeça, ele dava uma rápida olhada nas fotografias e no mesmo instante voltava sua mente ao objetivo. Agora que ele está em plena forma física, colocou fotos de seu antes e depois em diversos lugares para se lembrar de como era e nunca mais quer ser. Globehound foi inflexível, usar fotos como âncoras visuais localizadas em locais de destaque tiveram um profundo impacto em sua habilidade de se ater a seu plano.

3. Compartilhá-lo

Christine queria mudar de profissão. Ela já tinha isto em mente há muito tempo, porém só teve progressos reais quando resolveu compartilhar este objetivo com seus amigos e familiares. Sabendo que outros estavam observando e torcendo por ela foi a motivação que precisava para continuar executando as etapas de seu planejamento. Ela utilizou a opção “Share” do site mySomeday e divulgou sua intenção no Mural de seu Facebook. Isto mexeu com o fator responsabilidade dela adicionando pressão social e expectativa ao plano, e Christine diz ser exatamento isto que ela precisava para se tornar consultora de moda.

4. Torná-lo algo maior que você

A4S4L4 (apelido da usuária) já tinha corrido uma meia-maratona, mas desta vez estava se sentindo desmotivada. Alguém sugeriu que ela fizesse de outra pessoa a beneficiária de seus esforços. Ela elaborou um plano para correr à meia-maratona que incluía uma ação de caridade. Saber que seus esforços fariam o bem além de sua satisfação pessoal a deu um grande senso de necessidade. Sempre que estava desanimada, ela visitava o site da instituição de caridade e repentinamente a preguiça acabava. Segundo ela, adicionar este elemento a seu plano mudou inteiramente sua perspectiva e a deu uma enorme quantidade de motivação.

Tem alguma história ou dica sobre motivação? Por favor, compartilhe. Estamos sempre buscando incorporar a nosso site novos elementos que aumentem a motivação.

Este artigo é uma versão brasileira/tradução do Got Goals? 4 Tips from Real People That Achieved Real Goals, de Joseph Satto. Retirado do site Lifehack.org

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *