As 5 Leis do Sucesso

O texto abaixo é um resumo das principais idéias do livro de Arnina Nikitina intitulado Five Laws of Success (As Cinco Leis do Sucesso). Nikitina começa o livro se mostrando chocada: “Me sinto culpada pelo tempo que desperdicei buscando o sucesso sem conhecer o básico”.

Estava louca por não ter descoberto isto antes.

Segundo a autora, “Desde os primórdios existem certas leis que se postas em prática trazem resultado. E o sucesso se inclui nisto”. Segue abaixo uma pequena análise das cinco leis que, segundo Nikitina atraem o sucesso em qualquer área da vida.

Lei 1: A Lei do desejo

Se você quer muito algo, vai conseguir.

As pessoas que têm sucesso na vida são as que querem as coisas. Elas fazem a escolha consciente de ir atrás de seus objetivos não importando as condições e sacrifícios que tem que ser feitos. “Se você quer muito algo desistir não é uma opção”, escreve Nikitina. “Você encontra ou cria uma maneira. Você paga o preço, independente de qual for.”

É possível fortalecer seu desejo criando uma lista com as razões pelas quais você quer atingir seu objetivo. Quanto maior for sua lista e quanto mais você revisá-la (todas as manhãs, é o ideal), mais forte será seu desejo de atingir o objetivo.

Lei 2: A Lei da confiança

Tudo que você acreditar ser verdade, será sua realidade.

Sua mente é seu maior patrimônio. Mesmo assim a maioria de nós constantemente se deprecia com crenças limitantes. “Se você não acreditar que pode atingir seu objetivo, com certeza não irá atingi-lo”. Nikitina explica: “A fim de conseguir qualquer coisa, primeiro você precisa acreditar que esta coisa é possível”. Qualquer eventual dúvida irá impedir o seu sucesso. Você precisa estar 100% confiante.

Mais confiança pode ser adquirida praticando exercícios de visualização do sucesso todas as noites antes de dormir. Feche seus olhos e crie uma imagem mental clara do sucesso. Veja e sinta como se já fosse real. Nosso subconsciente não sabe a diferença entre sonho e realidade, por isso imaginar conscientemente nosso sucesso irá guiar nossos esforços para criá-lo na realidade.

Lei 3: A Lei da atitude positiva

A forma como pensamos é a forma como agimos.

Todos têm problemas. Porém o que determina o sucesso é a forma que respondemos a eles. Não podemos controlar os obstáculos que encontramos, porém devemos controlar nossa atitude sobre eles. “Atitude positiva e otimismo são um imã para o sucesso”, ressalta Nikitina.

Se você mantém uma atitude positiva não importa qual é a situação, o sucesso virá automaticamente.

Manter uma atitude positiva é fácil quando você consegue:

  • Ouvir a si mesmo – preste atenção a seus pensamentos, idéias, crenças e comentários, assim você poderá substituir os negativos por positivos.
  • Dormir o suficiente – isto irá aumentar sua energia permitindo-lhe fazer o que precisar ser feito sem se sentir cansado, sobrecarregado ou deprimido.
  • Colocar as coisas em uma perspectiva – enxergando o esquema como um todo você verá que a maioria das preocupações não valem a pena, e que a grande maioria dos problemas não são tão grandes assim.
  • Dar um tempo – às vezes é melhor simplesmente sentar e relaxar e depois voltar mais forte para continuar.

Lei 4: A Lei da persistência

Se você continuar tentando irá obter sucesso.

O sucesso nunca é instantâneo, o que significa que somos obrigados a passar por certo número de falhas ao longo do caminho. “Eles fazem parte da vida”, escreve a autora. Aprender as lições nos faz parar de cometer os mesmos erros e adapta nosso modo de agir de forma que nos tornamos mais fortes.

O fracasso não passa de um trampolim que nos ensina o que fazer e o que não fazer para atingirmos o sucesso. “Tanto faz se falhamos ou acertamos. Ambos resultados fazem você chegar onde deseja.”

Lei 5: A Lei do estabelecimento de metas

Não existem realizações sem metas.

Nikitina explica que “estabelecer metas é a ferramenta mais importante que temos para alcançar o sucesso”. Metas nos mantêm focados e motivados. Elas transformam nossos sonhos em realidade, pois, quando bem elaboradas são específicas, tem prazo, e incluem um plano passo-a-passo.

Este artigo é uma versão brasileira/tradução do Book Review: Five Laws of Success, de Eugene. Retirado do site Lifehack.org

One thought on “As 5 Leis do Sucesso”

  1. Gabriela disse:

    Parabéns pelo post… Muito útil para o momento que estou vivendo. BJS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *